Curiosidades

A diferença entre osso e cartilagem

Quem é quem?

Osso e cartilagem são tipos diferentes de um mesmo tecido, chamado conjuntivo. A cartilagem, embora resistente, é bastante flexível – está presente, por exemplo, nas orelhas e articulações, como os joelhos. Já o osso é duro, porque possui grandes quantidades de sais de cálcio. Por isso, ele envolve órgão delicados, como cérebro, coração e pulmões. Além disso, dentro dos ossos existem vasos sanguíneos e nervos que estão ausentes na cartilagem.

E você sabe como os ossos crescem? É graças ao hormônio somatomedina: uma substância que estimula a reprodução de osteoblastos – células que revestem os ossos, fazendo-os crescer.

Quando nascemos, nosso esqueleto é composto por moldes de cartilagem. Ao longo da infância, a cartilagem é substituída por ossos – ela permanece apenas em algumas partes do corpo. Depois disso, os ossos continuam crescendo: os osteoblastos se acumulam ao redor do osso, formando uma nova camada de tecido ósseo. É assim que o ossos crescem em comprimento e em largura.


Consultoria:
Danilo Safi (professor de Ciências da Escola Viva) e Roberto Ranzini (ortopedista, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).


29/07/2017 - 10:30

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui