Culinária divertida

Quando a pizza chegou ao Brasil?

As primeiras pizzas surgiram há mais de 6 mil anos, entre hebreus e egípcios – era uma massa fina, parecida com um pão sírio e chamada de piscea. Na Itália, essa delícia é consumida com tomate desde o século 18. Mas ficou famosa por lá em 1889, quando um padeiro, para agradar o rei Umberto I e a rainha Margherita, criou uma versão com mussarela e manjericão. Nascia a pizza margherita, homenagem à rainha. Foram os italianos que trouxeram a pizza para o Brasil, no início do século 20.

Você sabia que na massa da pizza contém uma substância chamada glúten?
Ele é encontrado na natureza em vegetais como o trigo, centeio, aveia, malte, cevada e em tudo que é fabricado com esses cereais, como pizza, bolos e macarrão. O glúten ajuda, por exemplo, a dar liga em massas e maciez aos pães. Algumas pessoas não podem comer glúten por serem intolerantes a ele: são os chamados de celíacos. Quando recebe esse tipo de comida, o organismo dos celíacos desencadeada uma reação, em que as células de defesa do corpo atacam o sistema digestivo, inflamando a mucosa dos intestinos. Quem não tem esse problema pode comer alimentos que contenham glúten normalmente. Só não é legal exagerar: o glúten está sempre associado a algum carboidrato, o que leva ao ganho de peso.

CONSULTORIA: Alan Tiago Scaglione (nutricionista da Estima Nutrição) e Gisele P. Raymundo (nutricionista e professora da PUC-PR).

11/03/2018 - 22:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui