Culinária divertida

Existem vegetais que fazem barulho?

Não! Eles não precisam emitir sons: a comunicação é feita pela liberação de substâncias químicas, como aromas e toxinas. O que mais se aproxima de barulho em plantas são estalos produzidos, por exemplo, pelos pinheiros. Quando a pinha (fruto dessa árvore) está madura, estoura e espalha pinhões. Outros ruídos só surgem se houver interferência de fatores externos, como o vento ou a chuva, que fazem folhas baterem umas contra as outras.

Já que o assunto é vegetal, produto presente nas refeições básicas do Brasil, como almoço e jantar, você sabe como são os jantares por diversos países? A gente conta alguns inusitados! 

Coreia do Sul
O astro é o kimchi: acelga em conserva muito apimentada, com carne ou frutos do mar. Também se come arroz e sopa de legumes.

Croácia
Uma das verduras mais consumidas por lá é o repolho. Por isso, à noite, é comum se alimentar de sarma, um tipo de enroladinho de repolho recheado com carne moída.

Estados Unidos
Com pouco tempo para o almoço (que normalmente é um sanduíche), o jantar é a refeição principal. A variedade é grande e pode incluir: milho, carnes (como steak – ou bife), frango frito, batatas e costeleta de porco assada.

Filipinas
O prato preferido é o adobo: ensopado de carne temperado com alho, molho de soja e vinagre. Servido com arroz branco cozido, pode variar o ingrediente principal para frango ou carne de porco.

Holanda
Sopa, como a erwtensoep (de ervilhas com salsicha), além de peixes. O mais comum é o haring, por aqui chamado de arenque, consumido em um pão com cebolas ou sozinho (basta segurar o bicho pela cauda).

Irã
Kebab (espetinho com frango ou carne), acompanhado de arroz, manteiga derretida e iogurte. Depois, todos tomam chá. Para adoçar a bebida, coloca-se um torrão de açúcar ou um pirulito de caramelo na boca.

Japão
Gohan (arroz), missoshiru (sopa com tofu e pasta de soja), picles e fatias finas de peixe cru (sashimi) com rabanete. O chá verde é a bebida preferida nessa refeição.

México
O guacamole (pasta de abacate com vários temperos) aparece em quase todas as refeições, inclusive no jantar. Por lá, também se come arroz e feijão frito! 

Polônia
A batata toma conta do cardápio, normalmente servida com costeletas de cordeiro ou salsichas.

Turquia
Primeiro, é servida uma sopa ou uma salada. Depois, arroz cozido na manteiga, legumes (principalmente tomate e berinjela grelhados) e kafta (uma espécie de hambúrguer enrolado no palito de churrasco).

Consultoria: Elcio Furlan (biólogo, especialista em animais silvestres) e Mayra Madi (nutricionista da clínica Andrezza Botelho). Fonte: Um Mundo de Crianças, de Anna Busch e Caio Vilela (Editora Panda Books).

12/03/2018 - 10:00

Assine Recreio e receba todo mês na sua casa! Clique Aqui