Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Órgãos

Coração: Saiba mais sobre esse importante órgão do nosso corpo

Para chegar até todas as outras células e deixar o nosso corpo em perfeito funcionamento, todo o nosso sangue precisa passar pelo coração

Lucas Vasconcellos Publicado em 04/06/2021, às 12h00 - Atualizado às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa do coração - Pixabay
Imagem ilustrativa do coração - Pixabay

Nosso corpo é composto por células que necessitam constantemente de oxigênio e nutrientes para funcionarem. Além disso, toxinas produzidas durante o funcionamento das células devem ser eliminadas! É ai que entra o trabalho do sistema cardiovascular, comandado pelo coração, que leva o oxigênio e retira o que deve ser descartado.

O sistema cardiovascular é formado pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue – que é bombeado pelo corpo todo sem parar. O sangue busca o oxigênio nos pulmões, viaja através do coração e segue pelos vasos sanguíneos por todo o organismo. Depois, faz a viagem de volta para buscar oxigênio fresquinho nos pulmões.

Que susto!

Já reparou que, quando nos assustamos, o coração acelera? Isso acontece porque, em situações de alerta, o consumo de oxigênio e de nutrientes aumenta – aí, é preciso mais sangue para suprir essa necessidade. Algo parecido acontece quando praticamos uma atividade física: o coração dispara porque a frequência cardíaca aumenta para bombear mais sangue pelo corpo que está se movimentando mais.

Cuide bem dele

Algumas práticas ao longo da vida podem manter seu coração saudável: faça exercício físicos regularmente, mantenha uma alimentação equilibrada e saudável e fique de olho no seu peso.

Por dentro

O coração é feito de músculo e tem quatro câmaras: as superiores são chamadas de átrios (direito e esquerdo) e as inferiores são chamadas de ventrículos (direto e esquerdo). O lado direito recebe o sangue do corpo, pobre em oxigênio, e o direciona para os pulmões (onde será novamente abastecido de oxigênio). Então, o sangue segue para o lado esquerdo do coração e é bombeado para o corpo.

As artérias são os vasos que carregam o sangue cheio de oxigênio do coração para o corpo – elas se dividem para formar redes de capilares minúsculos. Depois, os capilares se juntam para formar as veias que levam o sangue, quase sem oxigênio, de volta para o coração.


Consultoria: Marcelo Paiva (cardiologista e coordenador do Centro de Cardiologia do Hospital 9 de Julho).

Fonte: Construa o Corpo Humano e Descubra como ele Funciona (Richard Walker, editora Girassol).