Ciência / Personagens

Conheça a história de Nicolau Copérnico, o pai do heliocentrismo

O astrônomo e matemático polonês foi o primeiro a observar que o Sol é o centro do sistema solar

Shirley Paradizo Publicado em 22/10/2021, às 11h00 - Atualizado em 30/04/2022, às 10h00

Quadro Astrônomo Copérnico: Conversa com Deus, de Jan Matejko - Wikimedia Commons

Todos os dias, o Sol nasce ao leste e desaparece a oeste. À noite, a Lua e as estrelas percorrem o mesmo caminho. A impressão que temos é a de que tudo no sistema solar gira em torno da Terra. Por isso, nossos antepassados acreditavam que o planeta era o centro de tudo. Foi o astrônomo e matemático Nicolau Copérnico o primeiro estudioso a tentar provar que essa teoria estava errada.

Na época em que Copérnico viveu as pessoas seguiam a tese do matemático grego Claudio Ptolomeu chamada geocentrismo, que dizia que a Terra era o centro do Universo e todo o resto girava em torno dela, até o Sol. Depois de estudar muito, Copérnico começou a desconfiar da teoria de Ptolomeu.

Tudo aconteceu em 1512, quando Copérnico construiu uma torre sem teto de onde ele ficava observando o movimento dos astros, como as fases da Lua, a posição das estrelas e do Sol. Foi aí que descobriu que a Terra e os outros astros giravam em torno do Sol. A teoria ficou conhecida por heliocentrismo.

A maioria das pessoas não acreditava em Copérnico e nem considerou sua teoria. Mesmo assim, ele nunca desistiu. O problema é que suas observações eram feitas a olho nu ou com lunetas precárias. Dessa forma, ele não tinha como provar que estava certo.

Em 1539, Copérnico conheceu o jovem matemático alemão George Rheticus. Os dois trabalharam juntos por dois anos e publicaram uma espécie de folheto que contava as investigações realizadas por eles. Só em 1543 que Copérnico e Rheticus conseguiram lançar a teoria completa no livro Das Revoluções dos Corpos Celestes, que teve muitas alterações durante a impressão. Copérnico morreu antes de ver o livro pronto, mas tinha guardado com ele o original que escreveu.

Quase um século depois, alguns cientistas que tentaram provar a teoria de Copérnico foram perseguidos. Por volta do ano 1600, Giordano Bruno e Galileu Galilei receberam punições. Giordano morreu na fogueira, considerado bruxo, e Galileu acabou sendo condenado à prisão perpétua.

Foi somente a partir dos anos 1900 que a teria do heliocentrismo começou a ser aceita. Isso porque as lunetas e os instrumentos de observação do céu também foram evoluindo até chegar aos nossos superpontentes telescópios, com quais podemos até ver astros fora do sistema solar!