Ciência / Livros

Há 405 anos, Galileu Galilei era banido da Igreja Católica por defender que a Terra não era o centro do Universo

Acusado de heresia, o cientista foi julgado e condenado pela Inquisição Católica Romana em 1616

Thaís Mariano Publicado em 26/02/2021, às 13h46 - Atualizado às 14h00

Galileu Galilei fez historia e enfrentou a Igreja Católica há 405 anos - Reprodução/Amazon

Considerado o “pai da ciência moderna”, Galileu Galilei foi um importante cientista, físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano.

Nascido em 15 de fevereiro de 1564 na cidade de Pisa, Itália, foi matriculado pelo seu pai no curso de Medicina na Universidade de Pisa, aos 18 anos. No entanto, abandonou o curso em 1585, quando começou a se dedicar aos estudos da Matemática e da Física.

Nos anos seguintes, passou a dar aulas particulares em Florença e realizou diversas pesquisas importantes, como a do movimento de pêndulo, a criação do termoscópio (precursor do termômetro) e a balança hidrostática. Em 1589, foi convidado para dar aulas de matemática na Universidade de Pisa, mas não era bem visto pelos outros professores por mostrar-se contra as teorias de Aristóteles.

Em 1592, mudou-se para a Universidade de Pádua, onde lecionou geometria, mecânica e astronomia por 18 anos. Foi nessa época, também, que realizou descobertas que o tornaram um dos cientistas mais importantes da história.

Descobertas na astronomia e acusação pela Igreja

Em 1609, Galileu aperfeiçoou e construiu um telescópio, que usava para fazer observações detalhadas do céu. Assim, encontrou quatro luas de Júpiter, os anéis de Saturno, as fases do planeta Vênus, diversas estrelas nunca antes vistas, manchas na superfície do Sol e montanhas e crateras na superfície da Lua. Todas essas descobertas fizeram o cientista acreditar que a Terra não poderia estar imóvel e nem no centro do Universo.

No ano de 1610, Galileu publicou a obra “O Mensageiro das Estrelas” com todas as suas observações. Nela, defendia a teoria de Nicolau Copérnico de que o Sol era o centro de nosso Sistema Solar, e não a Terra. A declaração causou grande polêmica na época pois contrariava o geocentrismo, teoria fortemente defendida pela Igreja Católica.

Em 1616, Galileu foi ameaçado de morte pela Inquisição caso não renegasse publicamente suas convicções heliocentristas. E assim fez para se proteger, lendo sua confissão em voz alta para o Santo Conselho da Igreja. A partir de então, o cientista foi proibido de propagar ideias contrárias à Igreja. No entanto, em 1632, Galileu publicou a obra “Diálogo sobre os Dois Máximos Sistemas do Universo”, comprovando seu ponto de vista de que a Terra orbitava o Sol. Acusado novamente de heresia, foi condenado a passar o resto da sua vida em prisão domiciliar.

Galileu Galilei faleceu em 8 de janeiro de 1642 em Florença, na Itália. Foi apenas em 1992, mais de trezentos anos depois, que o Papa João Paulo II declarou que a Igreja Católica reconhecia a legitimidade de suas teorias. Apesar das condenações ao longo de sua vida, Galileu deixou um enorme legado na ciência e importantes descobertas nas mais diversas áreas.

Para saber mais sobre Galileu Galilei e suas teorias, confira os livros abaixo disponíveis na Amazon:

1. Galileu Galilei: um revolucionário e seu tempo (Atle Naess): https://amzn.to/3ksWvkI

livros

2. Galileu Galilei: a curiosa vida de um dos maiores gênios da história (Peter Scott): https://amzn.to/3knKUTS

3. Era uma vez Galileu Galilei (Rita Foelker): https://amzn.to/3dVnN1T

4. Galileu Galilei (James MacLachlan): https://amzn.to/3dQJzUi

livros

5. Terra Plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião (Ronald L. Numbers): https://amzn.to/3dM2jnW

livros

6. Galileu e o Sistema Solar em 90 minutos (Paul Strathern): https://amzn.to/3bFpf5y

livros

7. Os cientistas e seus experimentos de arromba (Dr. Mike Goldsmith): https://amzn.to/3dQuQZI

livros

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os preços do site da Amazon. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/33YVM2K