Ciência / Humanidade

Como o ser humano surgiu?

Um longo processo evolutivo aconteceu na Terra até o surgimento do ser humano moderno

Lucas Vasconcellos Publicado em 19/02/2022, às 12h00 - Atualizado em 07/08/2022, às 12h00

Entenda como ocorreu a evolução do ser humano - Pixabay

Por muito tempo, a história dos seres humanos foi um enigma. Até 1859, o surgimento da nossa espécie era retratado apenas em livros religiosos (sem comprovação científica). Só a partir dessa data, com a publicação do livro A Origem das Espécies, do inglês Charles Darwin, é que o processo evolutivo dos animais, incluindo o ser humano, ficou mais claro.

O pai da evolução

Em A Origem das Espécies, Darwin apresenta evidências, mostrando que as mudanças nas características dos animais acontecem aos poucos, de forma lenta, conforme eles se adaptam ao ambiente em que vivem. Além disso, o livro explica que as modificações são determinas pela Lei da Seleção Natural: na competição para sobreviver, prevalecem às espécies que melhor se adaptam ao meio. Assim, elas contribuem com características que podem ser transmitidas para gerações futuras.

A partir das ideias sobre a evolução das espécies, estudiosos fizeram observações, estudos de materiais fósseis e experiências. Assim, traçaram a linha evolutiva dos seres vertebrados (aqueles que têm vértebras protegendo os nervos que se espalham a partir do cérebro).

As conclusões foram que os primeiros vertebrados teriam surgido do mar, entre 430 milhões e 400 milhões de anos atrás, a partir de organismos menores: um grupo de peixes (Sarcopterygii) deu origem a todos os tetrápodes (animais que possuem quatro patas), começando pelos anfíbios.

Uma das linhagens dos anfíbios fez surgir os primeiros amniotas (animais que botam ovo com uma camada protetora, o âmnion). Desses, vieram outras linhagens, como se fossem os galhos de uma árvore. Entre elas estão os diápsidas, que originaram os dinossauros e as aves, por exemplo. Outra linhagem, chamada sinápsidas, deu origem aos mamíferos, incluindo os primatas e os seres humanos.

Parecidos com a gente

Há mais ou menos 13 milhões de anos, teria surgido, entre os mamíferos, a ordem dos primatas – que inclui os macacos e os homens. A primeira espécie com características mais próximas do humano moderno é o Ramapithecus (só foi encontrada a arcada dentária dele). Passados milhões de anos, eles foram sucedidos pelo Australopithecus, que viveu há cerca de 4 milhões de anos. Eles foram extintos, dando origem ao Homo habilis (cerca de 2,3 milhões de anos atrás). Esse grupo têm características semelhantes a nossa no crânio e nos membros locomotores.

Por volta de 1,5 milhão de anos atrás, o gênero Homo prevaleceu, dando origem ao Homo erectus (essa espécie já tinha postura bípede – andando sobre dois pés - e dimensões de cérebro próximas a nossa). Os cientistas acreditam que ele tenha surgido na África centro-oriental, de onde saiu para povoar o mundo – foram primeiro ao continente asiático e europeu.

Ser humano

Entre 400 mil e 100 mil anos atrás, surge o Homo sapiens, o último elo da corrente da espécie a qual pertencemos. As principais características que nos diferenciam das outras são: maior volume cerebral, melhor capacidade de locomoção e o uso de ferramentas. Uma das teorias para explicar a origem do Homo sapiens diz que nós evoluímos ao mesmo tempo que populações primitivas da África, Ásia e Europa, fazendo uma mistura genética.

Outra teoria aposta que uma pequena população isolada de seres humanos primitivos da África evoluiu até o Homo sapiens moderno e, de lá, se espalhou pela Europa, Ásia e restante do continente africano, desalojando as populações humanas primitivas que achava pelo caminho.

Uma nova época

Tudo que aconteceu antes do surgimento da escrita, por volta de 10 mil anos atrás, é chamado de Pré-história. Isso porque os cientistas acreditam que a história só pode ser estudada a partir de documentos escritos. Com o surgimento do Homo sapiens, a Pré-história é divida em alguns períodos principais, como:

- Eolítico: esse período é pouco utilizado pelos estudiosos. Por não terem muitas informações, consideram como o início do Paleolítico. Sabe-se que foi nessa época que surgiu o Homo Erectus.

- Paleolítico (200 mil a 10 mil anos antes de Cristo): está ligado a instrumentos rudimentares, como pedra, madeira ou osso - também é chamado de Idade da Pedra Lascada.

- Neolítico (10 mil a 5 mil anos antes de Cristo): refere-se a instrumentos feitos com os mesmos materiais, só que mais sofisticados. Também é conhecido como Idade da Pedra Polida.